Nova tendência da Ortodontia. Utilização de mini-implantes na correção de problemas ortodônticos, com resultados mais rápidos e previsíveis.
Um tratamento que seja mais rápido e menos incômodo é o sonho de qualquer pessoa que precise passar por um tratamento ortodôntico. Se, além disso, o tratamento apresentar uma maior eficiência, melhor ainda. É justamente em busca disso que a Ortodontia tem evoluído, sempre atrás de melhores resultados para seus tratamentos.
Uma das novas tendências da Ortodontia é a utilização de dispositivos transitórios de ancoragem (DTAs) na correção de problemas ortodônticos. Entre esses dispositivos estão os mini-implantes, que são utilizados para fazer a movimentação dentária de modo seletivo, aplicando forças contínuas com mais eficiência.
A técnica de inserção dos mini-implantes ortodônticos é bastante simples. Sob anestesia local, faz-se pequena incisão no local e insere-se o mini-implante, manualmente ou com uso de brocas. Quase sempre não são necessárias suturas, já que a incisão é mínima e a recuperação é indolor e rápida.
A presença de um anteparo metálico dentro do tecido ósseo permite que o ortodontista faça movimentos mais precisos e mais rápidos utilizando o mini implante como âncora, reduzindo o tempo de ortodontia, já que a técnica de ancoragem fixa permite os movimentos necessários para o bom andamento do planejamento.
As principais vantagens do tratamento ortodôntico com o auxílio de mini implantes são o menor tempo de tratamento ortodôntico e consequentemente a redução nos custos, o reduzido tempo cirúrgico, a técnica pouco invasiva, a eliminação da necessidade do uso de aparelhos extra-orais, tamanho reduzido dos mini implantes o que possibilita o seu uso em quase todas as situações clínicas, capacidade de suportar grandes forças ortodônticas, e a possibilidade de movimentação sem interferir na estabilidade dos dentes pilares.
Como Funciona
A utilização de mini-implantes proporciona uma ancoragem esquelética, que impede a movimentação da unidade de reação frente à mecânica ortodôntica. Os mini-implantes agem somente sobre o local determinado, fazendo com que os dentes sadios não sofram qualquer interferência.
Os mini-implantes utilizados para correções ortodônticas apresentarem um tamanho bastante reduzido e são de fácil colocação e remoção. Eles são resistentes a forças ortodônticas, podem receber cargas imediatas e são utilizados na correção de diversos problemas ortodônticos.
O tratamento com mini-implantes abrange um grande leque de problemas ortodônticos, que vão desde mordida cruzada até distalização de molares e intrusão de dentes incisivos e posteriores, sempre com um resultado mais rápido e que não depende da colaboração do paciente, que normalmente serve de empecilho para alguns tratamentos.
Na hora de retirar os mini-implantes, o procedimento é basicamente o mesmo. Com a ajuda de uma chave manual ou mecânica, retira-se o DTA realizando o movimento oposto ao da implantação. Não é necessário nenhum procedimento de sutura ou curativo, já que a cicatrização do local é completa em um curto espaço de tempo.
Um sorriso é a coisa mais bonita que você pode vestir.
Agende sua consulta e mantenha o seu sorriso sempre em dia!
Desde já, lhe agradecemos pela honra de cuidar do seu sorriso e da sua qualidade de vida!