Orientações

 

Como ter um Tratamento ortodôntico de Sucesso?

Todo tratamento ortodôntico é de certo modo como uma escada que deve ser escalada degrau a degrau para garantir o seu sucesso e é extremamente fácil de conseguir. 

Vejamos seus níveis que devem ser percorridos:

1. Escolha, quando possível, o tratamento que mais lhe motiva enquanto paciente a percorrer todo o tratamento. Normalmente existem diversas opções de tratamento para o mesmo caso. Há casos com uma só opção, ou será que você ficaria mais motivado com um aparelho estético, ou até invisível ao invés do metálico. Pense nisso;

2. Tenha um profissional experiente e de confiança. Empatia é fundamental, afinal vocês conviverão pelo período do tratamento que dura em média 18 à 30 meses;

3. Não falte às visitas de manutenções. Cada ausência ou falta acaba prolongando o tempo do tratamento e gerando riscos de efeitos colaterais indesejados devido às forças ortodônticas que necessitam de acompanhamento rigoroso pelo ortodontista;

4. Não quebre o aparelho. Toda quebra ou descolagem de qualquer dos acessórios ortodônticos normalmente pára ou retrocede seu tratamento e prolonga seu tratamento ortodôntico;

5. Não coma alimentos inapropriados ao seu aparelho. Alimentos duros, crocantes ou pegajosos devem ser evitados. Todo alimento deve possuir consistência mole e macia para não danificar o aparelho;

6. Mantenha níveis ótimos de higiene oral. Durante o tratamento a higiene deverá ser reforçada para manter a saúde gengival e evitar qualquer acúmulo de resíduos e suas conseqüências. O uso do fio dental é indispensável com ou sem aparelho;

7. Acompanhe a evolução clinica do seu tratamento, as mudanças nas posições dentárias e dê especial atenção às recomendações a cada visita ao seu ortodontista, isso irá mantê-lo motivado a seguir o tratamento e não perder o foco no resultado final.

Aparelhos de Contenção 

03aparelhomovel 2343540

Quando a correção ortodôntica estiver concluída, o ortodontista lhe dará alta do tratamento ortodôntico e neste momento será iniciada a etapa de controle, chamada de contenção.

Nesta fase, o paciente usa os dispositivos de contenção com o objetivo de garantir a estabilidade da correção e consolidar os benefícios alcançados.

Mas isso não significa que você deixará de ir ao ortodontista. Após o tratamento ortodôntico, seja ele fixo ou removível, o ortodontista definirá visitas de controle e supervisão, com intervalos maiores de acordo com o tratamento realizado.

Estas visitas de controle são importantes para pequenos ajustes e avaliar o reposicionamento dos dentes, pois é muito importante que o tecido ósseo e os tecidos adjacentes estejam consolidados com o novo posicionamento dos dentes.

Esta fase de contenção é realizada com aparelhos removíveis na arcada superior e uma contenção fixa colada na face lingual dos dentes anteriores inferiores, pois os dentes mantêm uma "memória" e têm uma tendência a recidiva.

Essa recidiva pode ser evitada se os pacientes seguirem as recomendações do ortodontista durante o período de contenção usando o aparelho como recomendado pelo ortodontista e só parando o uso após a orientação do profissional.

A contenção ajudará para que os dentes se acostumem com o novo alinhamento dental. Este aparelho será desenhado para limitar a movimentação dos dentes evitando que o paciente volte para o tratamento ortodôntico.

Este aparelho deverá ser usado de acordo com a recomendação específica, removendo apenas para as refeições e para higiene do aparelho e higiene bucal. Lembrando que o prazo pode variar de acordo com o caso.